4 livros essenciais para empreendedores de sucesso

Como um bom gestor, você deve estar sempre a frente e procurando novas formas de se informar sobre o universo empreendedor. Por isso, estar atento às novidades do mercado é muito importante, mas explorar experiências de quem é da área é essencial.
Para compartilhar essas experiências em boas leituras, separamos 4 livros para contribuir para o momento de lazer de uma forma construtiva.

#1 A Estratégia do Oceano Azul

Publicado em 2005, o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, é considerado um clássico no empreendedorismo. O livro apresenta uma maneira diferente de pensar sobre estratégia, mostrando a criação de um espaço chamado de oceano azul, que significa longe da concorrência (oceano vermelho).

 

No oceano vermelho, a concorrência é maior e, por consequência, a lucratividade é menor. Já no oceano azul, o contrário acontece e as chances de conseguir um lucro melhor crescem. Mauborgne e Kim escreveram o livro após estudarem 150 ganhadores e perdedores de 30 indústrias diferentes. Para eles, quando há a criação de um novo nicho, a concorrência se torna irrelevante. Um dos exemplos apresentados no livro é o Cirque du Soleii e o Starburcks.

#2 O mito do empreendedor

Para aqueles que estão em busca de uma produtividade melhor ou até mesmo estão na fase de criação do negócio, o livro de Michael E. Gerber dá dicas essenciais para alcançar não apenas o sucesso, mas uma empresa organizada e lucrativa.

 

Gerber questiona o leitor: “como posso criar um negócio tão bem organizado e amarrado que ele poderia ser replicado em todos os estados do país, ou países do mundo?”. O exemplo citado por ele é da rede MacDonald’s. Hoje, independente do lugar, qualquer franquia aberta oferece lucro para seu dono.

 

#3 O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?

 

Todos nós temos algum hábito e são eles os protagonistas na obra do jornalista do The New York Times Charles Duhigg. O repórter mostrou em seu livro que uma das chaves para criar empresas revolucionárias e alcançar uma gestão de sucesso é conseguir entender como os hábitos funcionam.

 

Além disso, Duhigg mostra como a transformação dos hábitos pode alavancar sua vida pessoal e profissional. Segundo pesquisas, estudos e fontes ouvidas pelo autor, os hábitos a longo prazo causam impacto na nossa saúde, produtividade e até mesmo na estabilidade financeira.

 

#4 Os segredos da arte de vender

 

Para quem está começando na trilha do empreendimento, o livro de Zig Ziglar é essencial para dar dicas importantes de como conquistar o “sim” do seu cliente. O autor apresenta uma série de técnicas básicas e simples para auxiliar o empreendedor a alcançar o sucesso.

Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/4-livros-essenciais-para-empreendedores-de-sucesso/

Tags:

Deixe uma resposta