Fluxo de caixa: aprenda como administrar

É preciso estar sempre atento para manter o fluxo de caixa em ordem, as contas equilibradas e a folha de pagamentos em dia. Portanto, cuidar da gestão de contas de sua empresa é um passo essencial se você deseja prosperar em seu negócio.

Com essas dicas que separamos, você vai alavancar o seu fluxo de caixa:

1. Organize as suas contas

É quase impossível tomar decisões certeiras sobre o que fazer ou não em sua empresa não estando ciente da situação financeira em que ela se encontra. Portanto, a palavra-chave que você deve levar em consideração mais do que todas é “organização”. Você ter controle sobre todos os valores que vão entrar ou sair da sua empresa nos próximos meses. Adotar uma plataforma de gestão financeira pode fazer a diferença na sua empresa na hora de avaliar o fluxo de caixa e fazer a gestão de contas.

2. Classifique as movimentações financeiras

Para começar, registrar os valores em uma planilha como “gastos” e “ganhos” pode ser o suficiente. Porém, com o passar do tempo essa classificação simples não será capaz de fornecer elementos suficientes para você entender de onde e para onde está indo o seu dinheiro. É preciso categorizar os valores de uma forma mais eficaz para que seja possível ter um panorama completo da situação.

3. Planeje o fluxo de caixa a médio e longo prazo

Se engana aquele que imagina que basta planejar as contas do mês que tudo está resolvido. Ao montar um fluxo de caixa, o ideal é fazer a previsão dos recursos para um período de pelo menos três meses. Isso é importante porque é comum que um trabalho realizado em um mês seja pago somente em outro, por exemplo. Assim, você tem uma visão geral do que está acontecendo e evita surpresas de um mês “cheio” seguido de um mês “vazio”.

4. Antecipe recebimentos e pagamentos com o fluxo de caixa

O fluxo de caixa serve não apenas como a ferramenta principal da gestão de contas, mas também como uma forma de análise de investimentos. Sabendo tudo aquilo que você tem a pagar e a receber, você pode antecipar pagamentos. Se houver um desconto considerável, ou recebimentos, conte com a gente para te ajudar com isso!

5. Um sistema de gestão financeira fará você ganhar tempo

É fundamental ter um profissional dedicado a fazer a gestão de contas e cuidar do fluxo de caixa. Porém, independente de quem executará essa função, considere a adoção de um sistema de gestão financeira em sua companhia. Além de automatizar tarefas, fazendo com que todos poupem tempo, alguns são capazes de dar insights de análises financeiras.

Depois dessas dicas, você terá um fechamento de mês muito mais tranquilo.

Fonte: Sumus
Tags:

Deixe uma resposta