Antecipação de recebíveis: solução sustentável financeiramente

A empresa anda bem e as vendas são recebidas em dia, mas nem sempre são feitas à vista. Esse cenário pode atrapalhar a movimentação do fluxo de caixa de qualquer negócio, com o panejamento em dia ou não. Para casos como esse a antecipação de recebíveis é uma solução inteligente e sustentável.

Conheça essa opção sustentável financeiramente para movimentar o fluxo de caixa – sem precisar de empréstimos intermináveis! 

A antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é, antes de tudo, uma forma sustentável financeiramente para manter a sua empresa com o caixa em dia. Com ela você não estará tirando do seu caixa para pagar o banco, mas sim, antecipando um dinheiro que, por direito, chegará em breve. 

A parte sustentável se dá por esse motivo! Reutilizando o seu próprio crédito, não ficará preso a pagar algo que ainda não tem sem previsão de recebimento. Além disso, a movimentação do seu fluxo de caixa se dá de forma muito mais inteligente. 

Por que não um empréstimo? 

Se você ainda estiver pensando sobre por que deveria trocar o tradicional empréstimo pela antecipação de recebíveis – mesmo depois de tudo o que falamos acima – temos mais algumas informações.

As taxas de antecipação de recebíveis são geralmente menores que as disponíveis para empréstimos. Afinal, você não está emprestando nada de ninguém, está apenas antecipando datas do seu próprio caixa. Quando você usa a antecipação o dinheiro que está previsto para algum tempo se torna caixa presente e não deixa de fazer parte da sua empresa, visto que você ainda precisa receber do seu cliente.

Ao fazer um empréstimo você se compromete a pagar a terceiros algo além do que se receberá. Nisso, temos acrescentado juros e tarifas, por vezes abusivas, durante períodos maiores do que se é desejado. 

Vantagens da antecipação de recebíveis

Além de ter mais vantagens do que um empréstimo, a antecipação tem características próprias que mostram a sua sustentabilidade financeira. 

  • Liberação de recursos acelerada, visto que a antecipação de recebíveis é rápida e otimiza os recursos disponíveis. 
  • Capital de giro aumenta e abre possibilidade de negociação com fornecedores.
  • Chances de endividamento são diminuídas assim como chances de inadimplência por parte da empresa ganham menos força.
  • Falta de obrigação financeira com terceiros, visto que o pagamento é único. Na antecipação de recebíveis existe apenas o desconto da duplicata, cheque ou outro recebível. 

Modos de antecipar os recebíveis

Para fazer a antecipação você tem três opções: bancos, fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) e factorings. 

A factoring possui as maiores taxas do mercado, porém, é uma alternativa pouco burocrática. Os bancos possuem taxas menores, apesar de ainda competitivas e alta burocracia. No FIDC você conta com as menores taxas, pouca burocracia e recebimento rápido. Além disso, os FIDCs contam com a isenção de IOF, que são os  Imposto sobre Operações Financeiras. 

Em todos os casos os títulos de crédito são comprados pelas instituições respectivas e o dinheiro (tendo as taxas necessárias descontadas) é repassado ao contratante. 

Após escolher a melhor opção para a sua empresa e antecipar os créditos, o título é comprado pela instituição, ou seja, quando a dívida é paga será recebido totalmente pela empresa contratada. Caso o seu cliente entre para o círculo de inadimplência, você fica responsável pela dívida da instituição financeira – sendo considerado esse o único risco expressivo da antecipação de recebíveis. 

Antecipar o saldo a receber é pensar de forma financeiramente sustentável e inteligente no crescimento do seu negócio. Conte com empresas financeiras confiáveis e que partilhem e acompanhem das suas metas de crescimento. 

Tags:

Deixe uma resposta