7 dicas para administrar a sua empresa familiar

Você gerencia, administra ou é dono de uma empresa familiar e percebeu que não é assim tão fácil quanto parecia? Isso é normal! As empresas familiares são modelos um pouco diferentes de empresas, mas tem tanto potencial para crescer quanto qualquer outra. 

Hoje separamos 7 dicas para você transformar o clima da sua empresa e entender como gerenciá-la da forma necessária. 

1. Líder para sua empresa familiar

Não importa se a empresa é familiar ou não. Ter um líder é imprescindível para que as coisas funcionem como devem. Mesmo uma empresa com capital equânime (mesmo percentual de participação societária), é necessário que um líder seja escolhido. Para isso, é importante levar em conta as qualidades pessoais e técnicas de todos os possíveis líderes. Depois, avalie se essa pessoa poderá estar disponível para a empresa sempre que necessário. 

Depois de escolher, é importante fazer com que todos entendam o motivo dessa decisão e difundir o respeito à decisão.

 

2. Planejamento

Já falamos aqui no blog sobre a administração e planejamento de fluxo de caixa, porém, além disso, planejar a sua empresa como um todo é muito importante. Esclareça metas e objetivos, missão, visão e valores da empresa e demais situações internas que necessitem de planejamento. 

Para isso, você pode marcar reuniões dentro de períodos de tempo – que podem ser ajustados de acordo com as necessidades da empresa.

 

3. Salários dos membros da família

Invista tempo para definir os valores de salários dos membros da família e insira estas quantias no fluxo de caixa para manter o controle do dinheiro da empresa. Não entenda o salário dos familiares como lucro da empresa! A falta de planejamento destes valores pode significar falência. 

Estabeleça um teto de retirada para todos os envolvidos e divida de acordo com as porcentagens, sendo que, para os que trabalham na empresa, deve-se criar também um cálculo para salário condizente com função e mercado.

4. Descreva as funções e atribuições de cada um na empresa familiar

Os membros da equipe são fundamentais para o acontecimento das atividades e você precisa que todos saibam qual o seu papel. Afinal, sem a organização dos cargos, sua empresa pode estar fadada ao fracasso por desorganização.

Consulte o que outros profissionais fazem em cargos iguais no mercado em geral e aplique estas funções no dia a dia da empresa e do encarregado. Faça anotações sobre estas observações para que possa ser revisitado. 

 

5. Respeito no cotidiano

Em uma empresa familiar os desentendimentos comuns podem se tornar um grande problema por conta da proximidade dos membros da equipe. Para que isso não ocorra é importante ter em mente que no ambiente empresarial algumas atitudes não são bem vistas e podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio. 

Trate os familiares sempre com respeito e profissionalismo, corrigindo e dando feedbacks com empatia e entendimento de que as ações não podem ser levadas para o pessoal. 

 

6. Alinhe interesses

Uma empresa familiar deve ser unida quando se trata sobre tomadas de decisão, lembrando que os interesses individuais devem se alinhar para que entrem em consenso pelo bem da empresa. 

Para isso, lembre-se do planejamento, missão, visão e valores da empresa. Eles devem ser seguidos a risca para que se chegue ao objetivo. Assim, as vontades pessoais ficam em segundo plano para que o empreendimento possa crescer. 

 

7. Demissões podem ocorrer na empresa familiar?

Seja por conta de corte de gastos, modo de trabalho, ou outros motivos, a demissão pode precisar acontecer. A decisão pode ser difícil, mas necessária e tudo bem. 

Um bom gestor não pode ignorar atitudes prejudiciais a empresa e deve conseguir entender e separar as relações. Tome as ações necessárias com empatia e zelo, assim como com qualquer outro funcionário.

Para saber mais sobre soluções inteligentes e sustentáveis que podem levar sua empresa ao sucesso, acesse nosso site, entre em contato pelo número (47) 3274-7400 ou envie um e-mail para: comercial@bellunofidc.com.br. Aproveite a chance de trazer novidades em serviços financeiros para o seu negócio!

Tags:

Deixe uma resposta