4 formas que a tecnologia alterou o perfil do consumidor

Há alguns anos, já se torna visível a mudança na forma como consumimos. Os deliverys de alimentos, os meios de transporte, o entretenimento,vestuário, e até mesmo compras de itens de linha branca, como eletrodomésticos, são feitas totalmente online. O novo perfil do consumidor deixou de considerar essencial a presença física nas lojas e trocou pela comodidade de realizar suas aquisições no conforto de casa, com alguns cliques. 

Um estudo divulgado pelo Sebrae, mostra o Brasil como terceiro país que mais realiza compras online a nível mundial. A idade também é fator determinante ao traçar esse perfil. Pessoas com 35 a 49 anos são responsáveis por 36% das compras através de canais digitais. Mas os consumidores entre 25 a 34 anos não ficam muito atrás: contabilizam 32% na fatia das aquisições.

Em busca da inclusão no perfil do consumidor 

Os números indicam que os consumidores da terceira idade estão cada vez mais conectados, e consequentemente, ocupam mais espaço nas vendas online. Até por terem um poder aquisitivo maior do que os jovens adultos. Ao mesmo tempo, os idosos revelam sentir-se mais ignorados pela maioria das marcas. 

Simplicidade para comprar e pagar

Poder finalizar uma compra com o mínimo de interação possível é um dos principais desejos do novo perfil do consumidor. De acordo com a empresa consultoria britânica Worth Global Style Network (WGSN) autoridade global em análises e previsões de tendências de consumo e design, 64% dos varejistas afirmam que o pagamento via celular é prioridade para o funcionamento do seu negócio. Nessa tendência, empresas tem buscado soluções para facilitar o momento do pagamento. Existem empresas que atuam em parceria com as outras, para garantir que as transações sejam feitas de forma segura, protegidas e contra fraudes, ao fornecerem links de pagamento.

Atendimento humanizado

Quando se pensa em compras online, muitas pessoas temem a frustração de ter algum problema e a dificuldade de resolvê-lo através das plataformas digitais. Algumas marcas têm adotado uma estratégia de facilitar o atendimento com um atendente humano. Postura empática e em busca de solucionar problemas e sanar dúvidas também é uma das estratégias adotadas da mesma forma. 

Novo perfil do consumidor : em busca de confiança

Antes de realizar suas compras o cliente realiza uma busca detalhada da empresa onde pretende adquirir um produto ou serviço. Com a facilidade de acesso à redes sociais e  plataformas de reclamações essa rotina é cada vez mais comum. Dessa forma, é necessário conquistar a confiança para atender a demanda deste novo perfil de consumidor. Ainda de acordo com a WGSN, os gastos têm uma relação direta com o nível de credibilidade de uma marca. 64% busca, além da tradição e trajetória, empresas que conseguem conciliar lucros com ações para melhorar condições econômicas e sociais de comunidades onde estão inseridas. 

 

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