A realidade na mudança do perfil do consumidor para um perfil voltado ao digital já é conhecida por diversas empresas que voltam seu olhar para a inovação. Com o atual cenário, voltado para o distanciamento social, o que antes poderia ser considerado uma tendência ou até mesmo opcional para alguns tipos de negócios, hoje mudam de figura. Chega a era em que estar no mundo digital é substancial para manter a sobrevivência.

Além da necessidade de se adaptar, também é necessário que essa mudança aconteça cada vez de forma mais rápida. Basicamente, inovar é fazer de forma diferente algo que já existe. O que comumente acontece é empresários travarem frente a palavra inovação. É preciso desassociar o ato de inovar como algo fora da realidade do dia a dia, Inovar é possível e daremos algumas dicas de como levar isso para seu negócio. 

Aprenda com o passado para implantar inovação

Algumas empresas já alcançaram o topo mas foram resistentes às mudanças e acabaram ficando ultrapassadas. Existem vários casos famosos, como a Blockbuster, Kodak, BlackBerry, Atari,, entre outras. Sendo assim, podemos aprender com isso que inovação é necessária, independente do ramo de seu trabalho. 

Planejar para manter

Antes de iniciar, é importante mensurar quais objetivos você deseja atingir e as ferramentas que terá a disposição para essa jornada. Portanto, veja essa fase como preparação do terreno para poder dar o passo seguinte. 

Esqueça os padrões e dê asas à criatividade

Esse é o momento de se permitir criar. Não condicione suas ideias a certo e errado. Nessa etapa, qualquer ideia é válida por mais absurda que seja. Ela pode não fazer sentido agora, mas, com um pensamento mais prático em um segundo momento, pode ser uma boa opção. 

Um outro olhar

Reúna sua equipe a permita que eles façam a mesma coisa: serem criativos. Com outros pontos de vista e através de outras realidades, você pode encontrar um caminho ou uma solução.

Transformação digital para inovação

Implementar essa transformação não significa somente automatizar processos, apesar de exigir sim uma reestruturação neles. Assim, aprenda e planeje sobre toda a tecnologia disponível para adaptar sua empresa. Todo conhecimento é válido e será usado em algum momento. 

Tags:

Deixe uma resposta